Notícias

Aprovação do Decreto-Lei que transpõe a diretiva do Direito de Autor no Mercado Único Digital. Publicação da diretiva do Direito de Autor no Mercado Único Digital.

Junho 19, 2023

 

Mercado musical português fica em igualdade com congéneres europeus.

 

A Audiogest, que representa os produtores musicais em Portugal, congratula-se com a promulgação pelo Presidente da República e consequente publicação do Decreto-Lei que transpõe a diretiva do Direito de Autor no Mercado Único Digital. Com este passo o sector da música no país fica dotado das condições para o justo retorno do investimento humano, criativo e financeiro.

 

A AUDIOGEST congratula-se por o diploma agora publicado responder a algumas das preocupações e sugestões que assinalou na consulta pública, evitando as tentações isolacionistas e aventureiras.

 

Numa análise preliminar do texto hoje publicado é já possível adiantar que o resultado final é um normativo que procura equilibrar e conjugar os vários interesses em presença e que é, ao mesmo tempo, fiel ao texto, aos princípios e objetivos da Diretiva, garantindo o licenciamento das obras, prestações e gravações musicais disponibilizados em plataformas cujos conteúdos são carregados pelo utilizador, salvaguardando também as liberdades individuais.

 

Com a entrada em vigor, no direito nacional, do regime previsto na diretiva, conclui-se um longo percurso de sete anos, primeiro junto dos legisladores europeus e, depois, na fase de transposição, junto dos legisladores nacionais e na consulta pública a todos os agentes do sector e demais interessados. Desde 2016, e longo de todo o processo a AUDIOGEST interveio ativamente em todas as suas etapas, no que foi sempre apoiada por centenas de artistas musicais nacionais.

 

Importa recordar que o Governo de Portugal – através da sua representação permanente junto da União Europeia – e a maioria dos deputados portugueses no Parlamento Europeu, em muito contribuíram ativa e positivamente para o texto final da Diretiva, aprovada em Abril de 2019. É hoje reconhecido por todos o papel determinante de Portugal no Conselho da União Europeia, fruto de uma acertada política que foi comum a quatro sucessivos ministros da Cultura.

 

O consenso entre os dois principais partidos nacionais, acabou também por ser determinante na fase final de aprovação da Lei de autorização legislativa que permitiu ao governo legislar sobre a matéria, sendo justo assinalar também a postura responsável do maior partido da oposição que se colocou, construtivamente, do lado da solução.

 

Com a transposição da diretiva no direito português, o sector da música no país fica dotado dos instrumentos que lhe permitirão um crescimento saudável e sustentado em condições de igualdade com outros países da europa, beneficiando todos os intervenientes da indústria musical sejam eles criadores, artistas ou produtores” destaca Miguel Carretas, diretor geral da Audiogest.

 

 

 


PARTILHAR
Lista de Notícias