Notícias

PLAY Talks trazem novas perspetivas sobre o diálogo entre literatura e música

Outubro 06, 2025

A Audiogest, entidade promotora dos PLAY, Prémios da Música Portuguesa, volta a destacar o seu papel ativo na promoção das artes e da cultura, ao marcar presença no FOLIO, o Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre de 09 a 19 de outubro, com as PLAY Talks, que pretendem aprofundar a relação entre literatura e música. 

Com as PLAY Talks, a Audiogest acrescenta uma nova dimensão ao festival, reforçando a importância do mesmo como espaço de debates entre diferentes artes e saberes, consolidando Óbidos como um polo cultural que valoriza e envolve toda a comunidade. Através desta iniciativa, a música e a literatura encontram um espaço de diálogo e reflexão, aproximando duas indústrias que partilham desafios e inspiram novas formas de criação artística.    

“Para a Audiogest, apoiar iniciativas culturais como o FOLIO e as PLAY Talks não é apenas um gesto simbólico, mas uma afirmação clara de que a música e a literatura têm valor social, identitário e também económico. São expressões artísticas que, quando colocadas em diálogo, têm a capacidade de gerar novas ideias, aproximar públicos distintos e reforçar a importância da cultura como motor de desenvolvimento. O nosso papel é dar visibilidade e criar condições para que este encontro de linguagens aconteça, celebrando a diversidade criativa que caracteriza Portugal”, afirma Miguel Carretas, Diretor-Geral da AUDIOGEST. 

As Play Talks, promovidas pela Audiogest, acontecem dia 14 de outubro em dois momentos: 

 

  • 17h00 | Palavras e Música na era digital 

O tema da inteligência artificial e o seu impacto na arte e cultura estará em destaque. Questões sobre a criação musical e literária, direitos de autor e conexos no ambiente digital, e novas formas de distribuição e consumo de conteúdos culturais, são alguns dos temas em debate. A conversa acontece na Tenda Literária, com moderação de Inês Lopes Gonçalves, e as participações de Miguel Carretas, especialista em direitos de autor e diretor-geral da Audiogest, Pedro Abrunhosa, autor, compositor e intérprete, e Rui Miguel Abreu, jornalista.  

 

  • 19h00 | Anatomia de uma Canção 

O objetivo desta talk será refletir sobre o encontro da música e da literatura abordando temas como a escrita das letras e a influência das referências literárias na criação musical, a forma como se une uma letra a uma música, e ainda, um momento sobre forma de pequena atuação.  

Para tal, haverá duas sessões: a primeira, com início às 19h00, na Praça da Criatividade, consistirá numa conversa entre Bárbara Tinoco, compositora, autora e intérprete, e Inês Lopes Gonçalves. Às 20h00, também na Praça da Criatividade, será a vez de ouvir Tiago Bettencourt, compositor, autor e intérprete.  

 

Esta é a 10ª edição do FOLIO, que este ano tem como tema “Fronteiras”, motivando uma reflexão plural sobre os limites que moldam a sociedade - geográficos, políticos, linguísticos, artísticos e identitários - e sobre a forma como estes podem ser questionados, ultrapassados e partilhados através do diálogo. 

No cartaz, figuram nomes como Ricardo Araújo Pereira, João Soares, Anabela Mota Ribeiro, João Tordo e José Eduardo Agualusa, e autores internacionais como Gregório Duvivier, Richard Zimmler, Anne Applebaum, Avi Shlaim, Paul Murrey, e Carmen Maria Machado. Para além destes autores, está também confirmada a presença de dois laureados com o Prémio Nobel da Literatura: a escritora e jornalista bielorrussa, Svetlana Alexievich, distinguida em 2015, e o escritor sul africano John Maxwell Coetzee, distinguido em 2003. 

Com esta participação no FOLIO, a Audiogest reafirma a sua aposta em promover diálogos que aproximam diferentes expressões artísticas e contribuem para o fortalecimento e crescimento do panorama cultural português. 

 


PARTILHAR
Lista de Notícias